Faça sua reserva

O Pantanal

O Pantanal sul-mato-grossense é a maior área úmida contínua do mundo e apenas em território brasileiro possui 140 mil km2 de planície de inundação, estendendo-se ainda pelo Paraguai, Bolívia e Argentina. A formação do Pantanal teve início entre 2 e 5 milhões de anos atrás e originou uma grande bacia de sedimentação, hoje uma planície que está isolada e cercada por diversas serras que rodeiam a região, considerada Patrimônio da Humanidade.

O Pantanal exibe uma fauna aquática bem variada, centenas de espécies de peixes garantem a existência de uma variadíssima comunidade de aves, mais de 600 espécies vivem na região. Existem ainda grandes populações de répteis e mamíferos como jacarés, capivaras, macacos, onças, tatus, quatis, veados, tamanduás, entre tantos outros animais.

Com um pouco mais de 200 anos de ocupação econômica, sua biodiversidade e paisagem cênica são praticamente as mesmas que seus antepassados conheceram, uma beleza selvagem e intocada. Campos abertos e limpos, vazantes, brejos, caápões, cordilheiras, corixos e baias. Nesses espaços diferenciados, uma rica flora e exuberante fauna a todos encantam. Quem tem a honra de conhecer este pedaço do paraíso escondido no centro da América do Sul e o prazer de conviver, mesmo que por pouco tempo, com a fauna, flora e os costumes pantaneiros, passa a ver a vida com outros olhos.

A cada ano, o Pantanal passa por três estações que mudam sua paisagem, são elas:

Estação da cheia: as chuvas de verão provocam as cheias aproximadamente nos meses de dezembro a março. Boa parte da fauna ocupa áreas mais altas como caápões e cordilheiras. É uma época boa para fazer passeios de barco e encontrar uma paisagem linda nos passeios a cavalo pelos campos inundados.

Vazante (estação intermediária): acontece normalmente entre abril e junho. O campo já começa a secar e a água concentra-se em baías e lagoas que acumulam água e peixes o que faz com que os animais e, principalmente, as aves estejam agrupados nestes locais.

Estação da seca: é uma excelente época para visitar o Pantanal. A falta de chuva seca muito os c ampos facilitando a locomoção entre eles. Além disso, o pouco de água que resta agrupa diversos animais em sua redondeza.

CLIMA:

O Pantanal se caracteriza por ser uma região de clima quente a maior parte do ano. O verão costuma ser chuvoso, que compreende a estação das cheias de dezembro a março. Já entre abril e novembro praticamente não ocorrem chuvas. De maio a setembro podem surgir frentes frias que duram cerca de 04 dias e que ás vezes chegam a 7º C.

Faça sua Reserva